4. Configurando o curso

Ao iniciar uma disciplina ou um curso no Moodle, o ideal é que o professor configure de acordo com suas necessidades. Para isso, o primeiro passo é estar no bloco de navegação com o curso selecionado (meus cursos) e clicar na opção CONFIGURAÇÕES, localizado no bloco ADMINISTRAÇÃO.

Ao ser direcionado para a edição de configurações da disciplina/curso, o professor irá visualizar uma tela semelhante à imagem abaixo. Nela, o professor poderá definir ou alterar alguns dados da sua disciplina/curso. Logo após a imagem, veremos os blocos com os itens de cada um, com um breve detalhamento.

BLOCO GERAL

  • Nome completo do curso: Nome criado no momento do cadastramento do curso/disciplina.
  • Nome breve do curso: Este nome breve é utilizado no ambiente da disciplina/curso, em substituição ao nome completo (por exemplo: na descrição do assunto nas mensagens de e-mail).
  • Categoria do curso: Seleção das categorias de cursos pré-configurados no sistema.
  • Visibilidade do curso: Deixar visível o curso na lista de cursos dos alunos ou não.
  • Permitir baixar o conteúdo do curso: Esta configuração determina se o conteúdo do curso pode ser baixado.
  • Data de início do curso: Determinar a data de início do curso.
  • Data de término do curso: Determina a data de finalização do curso.
  • Número de identificação do curso: número de identificação que é usado apenas nos processos de comunicação com sistemas externos (exemplo: integração com sistema acadêmico).

BLOCO DESCRIÇÃO

  • Sumário do curso: Nesse espaço o professor pode registrar uma breve descrição de seu curso/disciplina, que será visualizada na lista de cursos na página inicial do Moodle, por qualquer participante cadastrado no ambiente MOODLE.
  • Imagem do curso: Neste campo, o professor poderá inserir arquivos de imagem (.jpg, .gif, .png) relacionados ao curso. Esta imagem é exibida na lista de cursos juntamente com o resumo.

BLOCO FORMATO DE CURSO

  • Formato: existem algumas opções de formato que o professor poderá utilizar em seu curso, tais como:
  1. Formato atividade única – Para mostrar apenas uma atividade ou recurso (como um Quiz ou um pacote SCORM) na página do curso.
  2. Formato Social – Este formato é articulado em torno de um fórum principal que corresponde à página principal do curso. É um formato mais livre que pode ser usado, também, em contextos que não são cursos como, por exemplo, o quadro de avisos do departamento.
  3. Formato Tiles – É o formato em blocos e visualmente é mais agradável a navegação.
  4. Formato Tópicos – Este é o formato padrão do Moodle. É muito parecido com o formato semanal, mas as unidades lógicas são assuntos ou temas. Além disso, os tópicos não têm limite de tempo.
  5. Formato Semanal – O curso é organizado em unidades correspondentes a semanas, com datas de início e fim bem definidas.
  • Seções escondidas: Estas opções permitem que o professor decida como seções ocultas no seu curso serão exibidas para os alunos. A opção padrão define que as seções aparecerão aos alunos com a área das atividades contraída e com a cor da seção alterada. A seção é visualizada, mas os conteúdos da seção ficam ocultos. Isto pode ser útil em cursos com o formato semanal, para indicar semanas de férias, por exemplo. Se o professor escolher a outra opção, “seções ocultas são completamente invisíveis”, as seções não serão visualizadas enquanto forem marcadas como ocultas.
  • Layout do curso: Esta definição determina se os tópicos do curso/disciplina serão exibidos para os participantes em uma página única ou um tópico por página.

BLOCO APARÊNCIA

  • Forçar Tema: Tem a opção de não forçar o tema ou escolher dentre três opções: adaptableboost ou clássico.
  • Forçar idioma: O professor pode definir apenas um idioma para leitura da tela (português, inglês ou alemão). Se optar por não forçar, será o participante que definirá em que idioma o Moodle funcionará para ele.
  • Número de avisos – Esta configuração define o número de notícias recentes que serão visualizadas na página principal do curso, no bloco “Últimas Notícias”. Se o professor definir o valor como “0 itens” o bloco “Últimas Notícias” não será visualizado.
  • Mostrar livro de notas aos estudantes: Muitas atividades do Moodle podem ser avaliadas mediante atribuição de notas. Os resultados das avaliações são consultados pelos alunos na página de Relatório de Notas. Para restringir o acesso ao Relatório de Notas apenas aos professores, é necessário desabilitar a visualização no painel de configuração do curso. Este procedimento é útil também nos casos em que o curso não prevê o uso de atividades com avaliação correspondente. Isto não impede que atividades individuais utilizem ou atribuam notas, apenas desativa a exibição da página de relatório para os alunos.
  • Mostrar relatório das atividades: Esta configuração determina se um aluno pode ver os seus próprios relatórios de atividade através da sua página de perfil.
  • Mostrar as datas da atividade: Esta configuração determina quando as datas da atividade serão mostradas abaixo de cada atividade na página do curso.

BLOCO ARQUIVOS E UPLOADS

  • Tamanho máximo de upload: A capacidade máxima por arquivo no Moodle é especificada por padrão, mas o professor poderá optar por deixar um tamanho inferior.

BLOCO ACOMPANHAMENTO DE CONCLUSÃO

  • Ativar rastreamento de conclusão – Uma vez ativado, as configurações de rastreamento de conclusão são exibidas na página de acompanhamento da conclusão, e nas definições de atividade.
  • Mostrar condições de conclusão da atividade: Esta configuração determina se as condições de conclusão da atividade serão mostradas abaixo de cada atividade na página do curso.

BLOCO GRUPOS

  • Modalidade grupo – Esta configuração possui 3 opções:
  1. Nenhum grupo – Não há sub-grupos, todos fazem parte de uma grande comunidade
  2. Grupos separados – Cada membro de grupo pode ver apenas seu próprio grupo, os outros são invisíveis
  3. Grupos visíveis – Cada membro do grupo trabalha no seu próprio grupo mas pode também ver outros grupos
  • Forçar modalidade grupo: O tipo de grupo definido neste espaço será o padrão para todas as atividades do curso. Cada atividade que suporta grupos pode também definir seu próprio tipo de grupo, mas se o tipo de grupo é forçado no nível do curso, o tipo de grupo para cada atividade é ignorado.
  • Agrupamento padrão: O professor pode optar por nenhum agrupamento, ou então selecionar um agrupamento já existente.

BLOCO RENOMEAR PAPEL

Esta configuração permite alterar os nomes  dos papéis exibidos no curso. Apenas o nome exibido é alterado – permissões do papel não são afetadas.

BLOCO MARCADORES

Uso de Tags no curso para relacionar o curso com outras tags similares.