Mais de 60 operacionais, apoiados por 25 viaturas, vão estar a partir das 10 horas de domingo, na Praia de Caxias, a participar num Simulacro de Tsunami, denominado “TSUCAX_24”.

O objetivo deste simulacro é avaliar o tempo de evacuação da praia de Caxias e exercitar a capacidade de resposta do Dispositivo Operacional de Proteção e Socorro (DIOPS), testando a projeção e atuação das suas capacidades.

Levado a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Oeiras, em parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, este exercício irá contar com a participação de vários Agentes de Proteção Civil do Município de Oeiras, destacando-se todas as corporações de bombeiros do concelho, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima, a Policia Municipal e contando ainda com a colaboração especial dos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas / Núcleo da Barra, em atividade integrada no Dia de São Jorge que se celebra em Oeiras na mesma data.

A sua realização visa exercitar o Comando e Controlo do DIOPS no planeamento e execução de operações de Proteção e Socorro, envolvendo, de forma integrada e convergente, todos os níveis de planeamento e condução de operações (Nível Estratégico, Operacional e Tático).

Testar a prontidão e eficiência de resposta por parte do nosso Corpo de Bombeiros bem como a interação entre os vários Agentes de Proteção Civil (APC), numa situação de exceção, bem como a capacidade de hierarquização de Comando entre diferentes APC.

Partilhar