Fanfarra
A música sempre esteve ligada aos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos teve uma banda de música da qual foi regente o grande maestro Raúl Portela e director da banda João Roquete Trindade, entre os anos de 1920 e 1940.
Após a sua extinção, e segundo a documentação existente voltou a falar-se de música na Associação em 1960, com a representação da nossa Fanfarra no Congresso Nacional dos Bombeiros em Faro.
Desde esta data até aos dias de hoje, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos teve vários períodos de interregno e reinício, tal como uma Fénix renascida…
Entre clarins, timbalões, caixas e bombos, a fanfarra integra hoje cerca de vinte elementos, alguns deles pertencem ao Quadro Activo assim como à nossa Escola de Infantes e Cadetes. Sendo o seu atual responsável o Bombeiro de 1ª António Pinteus.
A Fanfarra é uma verdadeira embaixadora da instituição e tem a seu cargo o acompanhamento das cerimónias protocolares da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, e a sua presença é muitas vezes requisitada para diversas festas religiosas, populares e festivais de fanfarras por todo o país.
A Fanfarra é também um polo de atracão para muitos jovens, incentivando os jovens a ingressarem na mesma em regime de voluntariado e permitindo-lhes aceder a formação cívica e musical, sendo uma das responsáveis por recrutar elementos para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
Os interessados devem de entrar em contacto com o Corpo de Bombeiros, sendo as respetivas instruções realizadas aos sábados a partir das 14 horas. A idade mínima para admissão é de 6 anos.