Mais de 1200 alunos de escolas do 1º Ciclo Concelho de Oeiras puderam conhecer de perto os meios que a Proteção Civil Municipal tem ao seu dispor para apoiar a população sempre que necessário. A visita de estudo estava integrada no Programa Oeiras Educa.

Esta exposição estática de meios, realizada no âmbito das comemorações da Semana da Proteção Civil de Oeiras, decorreu na manhã do dia 15 de maio, no Passeio Marítimo de Algés.

Para além da exposição de meios, teve também lugar uma demonstração de exercício de salvamento aquático pelo Instituto de Socorros a Naúfragos e pela Ocean Medical, que pretendeu elucidar todos os presentes sobre qual a melhor maneira a proceder quando confrontados com uma situação de afogamento.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a vereadora da Proteção Civil, Joana Baptista, estiveram presentes na exposição, tendo destacado a importância de se dedicar uma semana à realização de várias atividades no âmbito da Proteção Civil “para as pessoas se envolverem com o trabalho que é feito para garantir a segurança de todos”.

Em exposição, estiveram mais de 60 meios – entre veículos e material técnico e de salvamento – de todos os agentes da Proteção Civil de Oeiras, da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Guarda Nacional Republicana, da Marinha, do Exército, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Polícia Municipal e da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde de Oeiras e Lisboa Ocidental. Houve ainda demonstrações com as equipas cinotécnicas da PSP que despertaram o interesse de todos.

Fotografias gentilmente cedidas pelo Município de Oeiras, União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, Adjunto de Comando Pedro Pires e Bombeiro de 3ª Diogo Rendilheiro

Partilhar